quarta-feira, 28 de abril de 2021

IPqM - Projetos do instituto de pesquisas da marinha do Brasil | Tecnologia brasileira | Defesa SCBR

 o Instituto de Pesquisas da Marinha do Brasil ( IPqM ) dedica-se a projetos que assegurem a independência tecnológica do Brasil, o desenvolvimento de tecnologia brasileira para base industrial de Defesa e o robustecimento da Força Naval.

Subordinado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM), o IPqM realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas áreas de sistemas, equipamentos, componentes, materiais e técnicas.

Sua prioridade é a pesquisa nos campos de sistema de armas, de sensores, de guerra eletrônica, de guerra acústica e de sistemas de monitoramento e controle.

Área de atuação:

Grupo de sistemas de armas ( GSA ): Concentra seus trabalhos nas áreas de sistemas de armas de ataque e defesa. O grupo tem sido responsável por grandes contribuição técnicas e pelo projeto de sistemas de defesa empregados pela marinha. Atua em metrologia dimensional; estruturas mecânicas; lançadores de misses e armas submarinas:
- Mina de casco temporizada ( MCT )
- Mina de fundo ( MF )
- Sensor magnético triaxial
- Sistema de aquisição de dados acústicos, magnéticos e de pressão ( - SAAMP )
- Espoleta de Tempo Anti-Submarino (ETAS)
- Mina de fundeio de influência acústica e magnética (MFI)
- Foguete lançador de carga de chaff
- Sistema de lançamento de despistadores de mísseis ( SLDM )
- Sistema de navegação inercial

Grupo de sistemas de guerra eletrônica ( GSGE ): É responsável pelo desenvolvimento de receptores e transmissores em microondas; Processamento de sinais radar aplicados à deteção de emissões (análise de antenas) e contra-medidas eletrônicas; Simulação e testes de MAGE/CME/Radar; Processamento de sinais; Análise de antenas omnidirecionais para a faixa micro-ondas; Reconhecimento de padrões aplicados a imagens na faixa de frequencial infravermelho e Distribuição de video radar por IP.

Grupo de sistemas acústicos submarinos ( GSAS ): Desenvolve atividades de propagação acústica submarina; Processamento de sinais acústicos; Projetos e calibração de transdutores; Modelagem numérica de perdas na propagação acústica; modelagem de previsão de níveis de intensidade sonora; Reconhecimento de padrões sonoros utilizando redes neurais em tempo reais; Nacionalização de hidrofones cavitação e fonia submarina; Desenvolvimento de equipamentos acústicos, como transpônder sonar mono e multifrequência, Simuladores de ruídos de navios; e Medicações e calibrações de equipamentos.

Grupo de sistemas digitais ( GSD ): Atua nas áreas de sistemas de controle tático, Automação e controle e simulação.

Grupo de tecnologia de materiais (GTM): São feitas pesquisas de materiais absorvedores de emissões eletromagnéticas; Propelentes e pirotécnicos; Processamento e caracterização de cerâmicas piezo elétricas, de materiais poliméricos; de Cerâmicas magnéticas (ferritas); Caracterização de materiais orgânicos e inorgânicos; Pesquisa de materiais para utilização em blindagem de veículos/embarcações; e Desenvolvimento de fumígenos aplicados às atividades de salvatagem.

Esta edição é um corte da palestra do capitão de mar e guerra José Vicente Calvano na sede social do clube naval (06/11/2019).

🔴 Fonte : https://youtu.be/4bcrLt3z5xE

🔴 Veja Também:
➡️ Atlântico sul é uma zona de paz?
➡️ 40 anos de desenvolvimento do submarino brasileiro
➡️ AVIBRAS - Conheça a história da indústria de defesa
➡️ Submarino brasileiro e a negação do uso do mar


IPqM - Projetos do instituto de pesquisas da marinha do Brasil | Tecnologia brasileira | Defesa SCBR

Link deste vídeo: https://youtu.be/nLz5n5Io8qY

🔴 Hashtags do vídeo:
#ipqm
#marinhadobrasil
#tecnologia
#industriabrasileira
#engenharia
#industria
#scbrdefesanacional

🔴 Assuntos do vídeo e do canal:
➡️ A defesa nacional : soberania nacional
➡️ A defesa do Brasil : soberania brasileira e defesa militar
➡️ Política nacional de defesa : estratégia de defesa nacional
➡️ Base industrial de defesa : indústria de defesa nacional , indústria de defesa brasileira e base indústria de defesa
➡️ Indústria brasileira : industria militar
➡️ Marinha do Brasil : armada de Brasil , brazilian navy , ejercito brasileño , ejercito de Brasil e poder naval , fuerzas armadas de brasil , eb , mb , fab
➡️ Engenharia : , engenharia brasileira , engenharia aeroespacial , engenharia aeronáutica , centro tecnológico
➡️ Tecnologia : tecnologia brasil , brasil tecnologia , tecnologia brasileira , tecnologia nacional , ctex , transferência de tecnologia
➡️ Forças armadas : marinha do brasil , exército brasileiro e força aérea brasileira
➡️ Recomendados: caiafa master , aero por trás da aviação , é militar , gigantes dos mares , águias de aço , giro militar , top militar lhb e hoje no mundo militar
➡️ Recomendados: Roberto Godoy , Roberto Caiafa e Felipe Salles

| SCBR Defesa Nacional
Contato: scbrdefesanacional@gmail.com

Canal scbrdefesanacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário